Operação Veraneio é lançada em Balneário Camboriú
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão lançou hoje (4) a Operação Veraneio e anuncia reforço policial em todo o litoral catarinense. A primeira movimentação de tropas acontece a partir do dia 18 de dezembro e se estende até 1º de março. Além do acréscimo de 70 guarda-vidas civis, a Segurança Pública vai trabalhar com um efetivo extra de 211 policiais civis.
Na Polícia Militar, aproximadamente 2,6 mil homens e mulheres estão sendo transferidos para o litoral catarinense. Policiais que prestam serviços em assessorias militares também vão reforçar o policiamento. Um terço do efetivo será disponibilizado para patrulhar o litoral.
A PM vai atuar em 43 municípios, sendo 30 zonas balneárias e 13 estâncias hidrominerais. A corporação vai disponibilizar um efetivo de 6 mil policiais militares, mais 2,5 mil viaturas, 225 motocicletas, quatro aeronaves e 50 embarcações.
A Polícia Civil estará presente em 34 cidades do Litoral e sete do interior - locais com áreas de águas termais e parques aquáticos. Segundo a Polícia Civil, 645 policiais,
entre delegados, agentes e escrivãs, estão sendo remanejados para o litoral catarinense.
O Corpo de Bombeiros irá atuar em 30 cidades e 123 praias e balneários. Os investimentos de ordem logística resultaram na aquisição de nove viaturas, quatro Kombi, uma caminhonete F-250 e nove jetskys. Foram instalados 209 postos de guarda-vidas.
O efetivo a ser disponibilizado será de 1,2 mil guarda-vidas, entre militares e civis, que vão atuar numa extensão de 561 quilômetros de litoral. Todos receberam treinamento com a missão de salvar vítimas potenciais de afogamentos nos balneários catarinenses.
No ano passado o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina procedeu 395 mil ações de prevenção e salvou 6,5 mil pessoas. No total, os bombeiros realizara 424.205 atendimentos em todo o litoral.


